segunda-feira, 17 de junho de 2013

A copa do mundo é nossa!

E começou a copa das confederações, e o primeiro jogo da seleção brasileira aqui na Arena Fonte Nova está cada dia mais próximo. Então, nada mais apropriado do que a nossa 3ª parte do Pequeno Dicionário da Comida Baiana. Hoje teremos um especial com algumas comidas que são as preferidas dos baianos para comer nos dias de segunda e domingo.
Então, vamos aos pratos:


Caldo de Sururu:
 Caldo feito com o sururu cozido com cebola, tomate, coentro, azeite de dendê, leite de coco, e em alguns casos é colocado farinha de mandioca para engrossar.





 Cozido:
Não é só o fato de todos os ingredientes estarem cozidos e não crus, o prato é tão importante aqui na Bahia que em alguns lugares existem dias específicos para comer este prato. Feito com batata inglesa, repolho verde, maxixe, jiló, quiabo, abobora, banana da terra, cenoura, batata doce, calabresa, charque, carne de boi fresca, todos cozidos e servido com o pirão feito com as verduras amassadas.


 Dobradinha:
Não existe nenhum ingrediente dobrado no prato, mas a verdade é que esse prato é uma das 7 maravilhas do mundo.
Feito com o fato misto do boi, cortado em tiras, cozido com a charque, calabresa, feijão branco, cebola, tomate, e pimenta preta, esse prato faz sucesso com os soteropolitanos.




Frigideira de Siri catado:
Não é uma panela frigideira, mas este prato é uma maravilha. Feito geralmente nos festejos da semana santa, a frigideira feita com siri catado, temperado com tomate, cebola, coentro, e depois coberta com ovos batidos e em seguida assado, é uma deliciosa refeição.






 Maniçoba:
Cozido de folha de mandioca, com carne seca, carne bovina, toucinho, linguiça, temperado com alho, cebola, tomate, pimentão, cheiro verde e folha de louro. Um dos mais tradicionais lugares que serve a maniçoba é a cidade de Feira de Santana.



Passarinha:
Não chega nem perto de ser um pássaro, mas a passarinha é um dos aperitivos mais servidos nos bares e botequins da capital baiana.
Feito com o baço do boi, temperado com alho, sal e pimenta preta e depois frito. Geralmente servido com uma salada vinagrete e pimenta.






Sarapatel:
A aparência pode não ser muito convidativa, mas o sabor é inconfundivelmente incrível.
Miúdos de porco, cortados e cozido com pimentão, tomate, cebola, coentro, pimenta, toucinho e folha de louro.






Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário