quarta-feira, 10 de julho de 2013

Vamu Cumê por aí?

A culinária piauiense tem grande influencia dos hábitos alimentares dos índios, com a utilização do milho, da mandioca e todos os seus derivados, do palmito, da abobora, dos peixes e preás, do mel e da pimenta, com a chegada dos portugueses e posteriormente os africanos foi introduzido o consumo da carne vermelha, frutas locais como bacuri, manga e buriti.
Com pratos de preparação simples e sabores ricos, o Piauí garante aos locais e turistas um verdadeiro prazer à mesa.

Arroz de  Maria Isabel:


 Carne seca frita, arroz, alho, cebola, pimenta do reino, óleo e cheiro verde, algumas fontes afirmam que este prato é o "primo" distante do Arroz de Carreteiro.







Arroz com Capote:

 Aqui na Bahia, ou pelo menos em Salvador, a palavra capote significa um casaco de frio, então se você é de outro estado e conhece o capote como casaco de frio, não pense que no Piauí você irá comer um arroz com casaco de frio, pois lá Capote é  o nome da Galinha d'angola. Neste prato vão os seguintes ingredientes: Capote, arroz, tomate, pimentão, cebola, cheiro verde e pimenta.


Capiau:

Aipim cozido, carne do sol frita, alho, cebola, tomate, pimentão e cheiro verde, todos servidos de maneira simples.








Pirão de parida:

Se alguém aí não sabe, parida é a mesma coisa que mulher que acaba de ter filho, está no resguardo, é um costume muito típico oferecer às mulheres neste período uma alimentação semelhante a esta, pois acredita-se que esse tipo de comida fortalece a mulher e faz aumentar a produção do leite.
Esse prato é basicamente a galinha caipira cozida, temperada com tomate, cebola, pimentão, cheiro verde e pimenta, e depois é feito um pirão com farinha de mandioca com o caldo do prato.




As imagens desta matéria foram todas retiradas da internet.




Por Clara Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário