segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Estuda Menino (a)!!!!


Aromas, texturas e Sabores. (Fundos)

Olá pessoal, estou a quase uma semana convivendo ao lado do o chefe Luciano Eliçagaray e a quantidade de conhecimento que venho adquirindo é imensa, portanto venho dividir esse conhecimento com vocês!
A gastronomia é a única arte que envolve todos os sentidos, os pratos têm que ser vistosos, ter aromas agradáveis, textura compatível com os ingredientes e sabores incomparáveis e é um pouco de tudo isso que vamos falar nas próximas matérias do Estuda menino.

Dentro da gastronomia existem bases que são muito importantes para se chegar a um ponto final num produto com qualidade. Os fundos Servem de base para muitas receitas e saber prepara-los com perfeição é fundamental.
Os fundos são ingredientes líquidos resultantes da cocção de aparas, ossos, cascas, espinhos e legumes acompanhados do Mirepoix (salsão, cenoura e cebola) e o bouquet garni (amarrados de folhas e ervas).

                                                                           Mirepoix
                                                                  Bouquet Garni


Os fundos podem ser claros ou escuros.

Os fundos claros são líquidos, transparentes e incolor, resultante da cocção de carnes, legumes, peixes ou aves adicionados diretamente na água, com o objetivo de transferir todos os sabores para a água e mantendo o liquido sempre transparente.

Os fundos escuros são resultantes da cocção de carne e ossos bovinos e de aves levados antes ao forno ou salteados em óleo quente e depois adicionado do liquido do cozimento.

Fundos de vegetais: Feito apartir do cozimento de legumes e ervas aromáticas, utilizados nas preparações de sopas, veloutés e na culinária vegetarianas e dietéticas.

Fundos de Aves: Feito através do cozimento dos ossos e aparas de aves juntamente com mirepoix e ervas aromáticas. É necessário coar o liquido para separa-lo dos elementos sólidos.

Fundos de peixe e camarão: Feito apartir do cozimento de aparar, cascas, espinhas e cabeças de camarões e peixes juntamente com mirepoix, vinho branco e água. No caso do peixe é importante retirar as guelras e órgãos internos para não comprometer o sabor do fundo.

Fundo de carne: Feito através do cozimento de ossos e aparas de carne juntamente com mirepoix e ervas aromáticas. São normalmente utilizados na preparação de molhos que acompanharão carnes ou caça.

Até a próxima!

Por Lorena Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário