quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Hipertensão Arterial

"Hipertensão Arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos."



A definição acho que todo mundo conhece, imagino que os sintomas e as complicações causadas pela doença alguns de vocês conheçam também, principalmente quem tem a doença ou algum caso na família.
Não diferente de muitos brasileiros, eu tenho diversos casos de pessoas com hipertensão arterial em minha família, minha avó materna morreu com complicações causadas pela doença, minha mãe é hipertensa, minha avó paterna também é, tenho duas tias que também são, e se for observar os homens da família imagino que muitos deles também sejam, porém como todos ou quase todos os homens brasileiros, eles não procuram ir ao médico periodicamente.
Como disse antes, eu não sou exceção a regra da hipertensão, assim como eu diversos jovens brasileiros tem um vasto histórico familiar de hipertensos, e é aí que está o nosso desafio, pois como se trata de uma predisposição genética somada à exposição ao risco, muitos de nós poderemos no futuro desenvolver a doença, ou até mesmo está com ela sem mesmo saber.
Então, o que podemos fazer para evitar a doença?
É simples, basta diminuir o consumo de Sódio, porém essa tarefa não é tão fácil pois onde menos imaginamos existe uma quantidade significativa de sódio, a lista é tão grande que é muito fácil encontrar na internet uma lista com 100 alimentos ou mais que contém essa substância. Alimentos embutidos, salgadinhos, biscoitos, queijos, iogurtes, e até refrigerantes são uns dos itens da lista.

Pensando nisso e no grande desafio que é manter uma alimentação saudável e livre de sódio, vou desenvolver e apresentar por aqui algumas opções para nos ajudar a diminuir o consumo desse vilão da alimentação.









Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário