sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Hipertensão Arterial

Continuando a nossa busca por uma alimentação mais equilibrada e livre ou pelo menos com menor quantidade de sódio, hoje vamos analisar um pouco mais a doença.
Segundo pesquisa do Ministério da Saúde cerca de 35% da população brasileira acima dos 40 anos são hipertensos, ou seja no Brasil tem 17 milhões de pessoas portadoras dessa doenças. Esses dados são de uma pesquisa feita em 2004 e não houve jovens incluídos na pesquisa, ou seja, hoje poderemos ter muito mais pessoas portadoras da doença e muitas delas podem ser jovens.
Fazendo uma breve analise sobre os principais fatores de risco da doença, é muito fácil pressupor que existem sim muitos jovens ou até mesmo crianças que podem está com a pressão arterial acima do limite.
Se você caro leitor, avaliar os principais itens da lista de quem tem risco de ficar com essa doença, irá perceber que nós os jovens estamos ficando entre a faixa da população que mais se expõe à doença.
Pois é cada vez maior o número de jovens que consomem bebida alcoólicas, consomem alimentos industrializados onde a base da conservação é a utilização do sódio, e sem contar a predisposição genética.
E o que poderemos fazer para evitar esse mau?

Evite o consumo de alimentos industrializados.
Procure um médico e faça seus exames.
Afira sua pressão arterial.
Diminua o consumo de álcool.
Pratique exercícios físicos.
Evite o fumo.

Assim você evitará problemas para o seu futuro.






Por Clara Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário